Dentro de todas as funções que um líder exerce, uma, muitas vezes ignorada mas de extrema importância é a disseminação dos valores da empresa. Quando isso acontece de forma efetiva, os funcionários entendem melhor o seu papel dentro da organização e podem estar alinhadas com os princípios organizacionais declarados.
Quando levamos em consideração que a Cultura Organizacional, bem basicamente e resumidamente falando, são os hábitos e costumes praticados dentro da empresa, observamos que é muito difícil moldá-los, sendo assim, um grande desafios pro gestores.
Grandes líderes devem cativar seus funcionários e considerarem exemplos a serem seguidos, muitos conseguem e assim passam a ser considerados heróis dentro da organização. Por isso, suas ações devem estar de acordo com a missão, visão e valores.
O gestor que não conquista sua equipe, pode obter resultados totalmente opostos ao esperado. Portanto, é importante estar sempre atento e buscar soluções para contornar essa situação, antes que prejudique diretamente o desenvolvimento da empresa, e não apenas um departamento ou setor, afirma João Paulo Martins, administrador, pós graduado em Gestão de Pessoas.
Quando levamos em consideração que a Cultura Organizacional, bem basicamente e resumidamente falando, são os hábitos e costumes praticados dentro da empresa, observamos que é muito difícil moldá-los, sendo assim, um grande desafios pro gestores.
Grandes líderes devem cativar seus funcionários e considerarem exemplos a serem seguidos, muitos conseguem e assim passam a ser considerados heróis dentro da organização. Por isso, suas ações devem estar de acordo com a missão, visão e valores.
O gestor que não conquista sua equipe, pode obter resultados totalmente opostos ao esperado. Portanto, é importante estar sempre atento e buscar soluções para contornar essa situação, antes que prejudique diretamente o desenvolvimento da empresa, e não apenas um departamento ou setor, afirma João Paulo Martins, administrador, pós graduado em Gestão de Pessoas.
"O que a empresa tem como missão, visão e valor deve ser representado pelo líder e, consequentemente, isso deve refletir na equipe. A partir do momento que todos adquirem conhecimento sobre os objetivos da empresa e o líder abre esse espaço, ele consegue que as pessoas entendam qual o papel de cada um dentro da organização, tornando o trabalho mais valorizado e prazeroso. Então, resumindo, o papel do líder é saber, através das suas ações, contribuir para a disseminação dessa cultura”, define Rodrigo Oliveira, analista de treinamento e desenvolvimento da TMKT.
Ou seja, um bom diálogo entre ambas as partes, tanto a "chefia", quanto o funcionário, desenvolve um bom relacionamento, gera cumplicidade e assim é mais fácil moldar e disseminar os valores da organização.
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