"A liderança
é um processo social no qual se estabelecem relações de influência entre
pessoas. O núcleo desse processo de interação humana é composto do líder ou
líderes, seus liderados, um fato e um momento social. O processo de liderança
se verifica em infinitas situações: na família, na escola, no esporte, na
política, no trabalho, no comércio, na vida pública ou em espaços privados. Ao
observar o processo de liderança em qualquer dos espaços sociais, nota-se que
toda pessoa é capaz de exercer influência sobre as outras e, portanto, que toda
pessoa é, potencialmente, um líder." ( "Liderança, poder e
comportamento organizacional". Ana Cristina Limongi-França e Eliete Bernal
Arellano)
Como
foi visto a cima, o líder pode ser qualquer funcionário dentro de uma
organização, porém ele deve possuir algo "a mais" nas suas atitudes
para os diversos desafios do dia-a-dia. Como por exemplo, sabedoria, decisões
bem pensadas, astúcia, flexibilidade, organização, pró-atividade, dinamismo, ser
um bom ouvinte, perfeccionismo moderado, comprometimento. Tudo isso é imprescindível
na formação do líder, além, é claro de tudo isso também pertencer ao ambiente
organizacional. "Stogdill (1948)
afirmou que 'uma pessoa não se torna um líder por possuir alguma combinação de
traços; o padrão das características pessoais do líder precisa manter alguma
relação relevante com características, atividades e objetivos dos
seguidores." É por meio disso que ele irá treinar as pessoas sob sua
influência, conseguir com que haja sinergia e que cada um consiga trazer sua
contribuição individual e, a partir disso, mostrar o caminho para a sua equipe.
O
seu trabalho acaba não sendo tão básico assim, pois ele diagnostica, facilita o
entendimento e influencia a todos, fornecendo
propósito - faz com que todos enxerguem os objetivos mais amplos e
melhores da empresa e identifiquem sua contribuição por meio de seus esforços
tanto individuais quanto coletivos -, direção - por meio da influência nas
decisões, mostra como alcançar os objetivos, os projetos que devem ser
executados, métodos e processos a serem implementados -, e foco - que nada mais
é do que manter todos atentos diariamente sobre detalhes-chave e métodos a
serem aprimorados para garantir melhores resultados. Faz-se necessário poder,
já que ele é o direcionamento dos sistemas e situações sociais através dos recursos
organizacionais.
Ao
assumir esse 'posto', o encarregado tem que ter em mente que existirão muitos
problemas no dia-a-dia, pois como ele está sempre a procura de melhorias para a
empresa, terá que tomar algumas atitudes que possam não agradar à todos e, às
vezes, nem ele mesmo. Terá que enfrentar os desafios de recrutamento e
demissões de pessoas, tentar influenciar pessoas que estão fora do seu
controle, ser responsável por problemas criados de decisões anteriores, entre
outros. Por isso, é necessário que o líder, além de buscar melhorias na
empresa, procure melhorias em si também, pois ele se torna o 'espelho' de
grande parte dos seus funcionários e é responsável também pela imagem que a empresa
passa para o seu funcionário e para o público externo. Como foi visto no post
anterior, a globalização também faz parte desse desafio, pois tanto a empresa
quanto o líder, sofrem influências de diversos atores sociais e se faz
necessário a compreensão do 'novo' e de como se ajustar à ele.
Existem
teorias a respeito da liderança. São elas:
1.
Teoria dos traços: diz que o líder possui traços de personalidade que os
auxiliam em seu papel. Sejam fatores físicos, habilidades e aspectos da
personalidade.
2.
Teoria dos estilos de liderança: ao contrário da 1, a teoria dos estilos de
liderança acredita que as pessoas podem ser preparadas para exercer o papel de
líder
3.
Administração do sentido: liderança carismática, transformacional e
transacional: A carismática aponta que os liderados apresentam aceitação
incondicional dos líderes, obediência espontânea, envolvimento emocional com a
missão, nível de desempenho elevado e crença no fato de poder contribuir. Na
transformacional, "de acordo com Burns (1978), líderes e seguidores elevam
um ao outro a níveis mais altos de moralidade e motivação. Esse tipo de
influência aumenta o grau de conscientização e envolvimento e ativa a busca da
auto-realização.". E por último, na transacional, o processo é visto como
a ocorrência de transações mútuas entre líderes e seguidores na direção das
metas e esclarece as exigências de papel e da tarefa.
Em
resumo, líderar é atrair, inspirar e motivar os outros para um caminho
partilhado e distintivo. É influenciar determinantemente as opções dos
outros. Por isso, um é importante ir além da mera satisfação de interesses.
Conquista corações e mentes, fazendo uso de um conjunto diferente de atributos
caso para caso, e capacidade de definir
e comunicar uma visão, por meios de valores assumidos tanto por ele quanto
pelos seus seguidores. Mais do que
ser líder, um indivíduo “torna-se” líder através de um processo, que está
baseado num relacionamento de troca: líderes oferecem um rumo e resultados,
seguidores oferecem o "observar". Para além de obter resultados hoje,
um líder eficaz preocupa-se com o aumento da capacidade para obter resultados
amanhã, com ou sem a sua liderança. Aposta na inovação que resulte em vantagem
competitiva para obter melhores resultados, promove a devida transformação
organizacional e faz as coisas acontecerem. Na liderança, mais importante do
que estudar, saber, explanar, justificar, preparar e gerir, é mobilizar para
fazer as coisas acontecerem, é obter resultados que satisfazem todos os
stakeholders, conquistando os corações e as mentes dos outros, enfim a
confiança, o respeito e a admiração.