Muitos
acreditam que as publicações internas corporativas, como jornal mural,
newsletter, boletins, são a comunicação interna de uma empresa. É importante
ressaltar que esses itens são fundamentais para a “CI”, mas são ferramentas que
ajudam estabelecer
canais que facilitam o relacionamento com o público interno.
As
publicações empresariais tem um grande poder de disseminação de informações
dentro do ambiente corporativo, porém, o que vimos no cenário atual é que elas
não chegam a ser muito efetivas.
É necessário
e também muito importante, que elas tenham uma periodicidade certa, que as
pautas atinjam todos os públicos que irão ter acesso, ou seja, os assuntos
devem instigar o interesse, o que ocasiona um grande desafio a esses
profissionais. Deve-se tomar cuidado para que as matérias não sejam objetos de
manipulação exclusiva dos empresários, ou com matérias maçantes altamente
institucionais com pouco atrativo aos olhos de seu público.
Pensando
nessas ferramentas como “disseminadoras de informações” e fazendo um link com o
tema do nosso blog (Cultura Organizacional), podemos afirmar que elas têm um
grande potencial de otimizar a forma como transmitir a cultura da empresa. O
jornal mural, a newsletter, o boletim ou o instrumento que for, podem ajudar os
funcionários a entenderem melhor o que a organização preza como valores e o
modo de atuação dela mas lembrando que sempre de uma maneira clara e que todos
que leiam entendam a mensagem a ser passada.