quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cultura burocrática X Cultura de inovação

    A teoria da burocracia, que Max Weber definia como uma forma de organização baseada em regras e procedimentos regulares, onde cada indivíduo possui sua especialidade, responsabilidade e divisão de tarefas já não é a premissa básica para a criação de uma empresa à algum tempo. Embora seja importante colocar em prática algumas dessas regras, percebeu-se que seu excesso acabava prejudicando o andamento das atividades cotidianas da empresa. Por outro lado, a inovação é definida por Peter Drucker como “instrumento específico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudança como uma oportunidade para um negócio diferente ou um serviço diferente". Sendo assim, será que a burocracia e a inovação se complementam ou são visões antagônicas?

  O texto Cultura organizacional em ambienteburocrático” de Luiz Alex Silva Saraiva trata o tema visando organizações públicas e dá um parâmetro de como a burocracia influencia na cultura, mas esse fenômeno pode ser observado em organizações privadas. Ele ressalta a influência da burocracia na cultura organizacional e como ela afeta o andamento das atividades positiva ou negativamente. Se por um lado os funcionários estão cientes do seu papel e preocupados em manter boa qualidade em seus serviços, por outro se sentem desmotivados e que não acreditam em seu próprio potencial de desenvolvimento intelectual.

  O fator inovação está diretamente ligado à burocracia, segunda a pesquisa realizada no estudo de Luiz Alex Silva Saraiva, as pessoas relatam que apesar de terem ideias para facilitar ou até mudar alguns processos, são raras as vezes que são implantadas, em sua maioria as ideias acabam morrendo e os funcionários se sentem desmotivados para pensar em novas ideias, realizando apenas sua atividade base do dia-a-dia. Logo, se você quer ter uma cultura de inovação, é preciso criar mecanismos que facilitem e incentivem as pessoas as contribuir com ideias.

  A motivação para essa publicação surgiu de experiência própria, atuo como estagiária na área comercial de uma agencia digital e tenho a percepção de que muitos projetos ficam “empacados” nas empresas por terem que passar por vários setores e acabam perdendo o time para realizar ações baseada no momento exato de crise da marca (ou avaliar o impacto de uma crise), ou uma situação externa como as manifestações, nas quais pouquíssimas empresas se posicionaram sobre.


  Apesar de algumas leis da burocracia serem de extrema importância para o controle e tomadas de decisão mais precisas, o excesso dela pode bloquear o processo de inovação e fazer com que a organização não se destaque frente aos seus concorrentes, hoje vemos empresas gigantes que estão repensando esse processo como o Google e mais 499 outras empresas que estão todos os anos nas listas da Revista Exame. O mundo está mudando, as pessoas estão mudando e as empresas precisam se adaptar e mudar também.  

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