Cada vez mais as empresas
têm informatizado sua estrutura e seus serviços. Com isso, visam atender às
exigências do mercado e às necessidades comerciais de forma rápida, efetiva e
de baixo custo. Na área da comunicação, as mídias sociais estreitam o relacionamento
com os diversos públicos, gerando credibilidade e confiança na empresa e nos
serviços prestados.
Para Lemos e Palácios
(2001), os métodos de negócios eletrônicos praticados na rede podem se dividir
em três:
Comércio eletrônico
–baseia-se em vendas diretas, com alto valor agregado de serviços de
informação.
Maketplaces
–intermediação de diversos agentes interessados no intercâmbio de valores e na
realização de transações comerciais e publicidade.
Integração –
de negócios, contatos e relacionamentos com diferentes pessoas.
O compartilhamento de
conteúdo, bem como vídeos, imagens, opiniões e experiências, gera interação
instantânea entre os usuários – podendo ser, inclusive, entre uma organização e
seu cliente. Além disso, as mídias sociais são utilizadas, pelas empresas, como
filtro de opiniões, isto é, o acompanhamento da imagem institucional.
Porém, em se tratando de uma
empresa, alguns cuidados estratégicos devem ser tomados ao publicar algum
conteúdo na rede e recomenda-se alinhar qual tipo de público quer atingir e
onde esse determinado público se encontra. As mídias sociais, no âmbito
empresarial, devem se adequar à cultura e à identidade da organização. Segundo Raquel Recuero (2009):
“Compreender
a comunidade é também um elemento importante para entender a sociabilidade na
internet.”
É preciso compreender que o
uso das mídias sociais pode trazer consigo efeitos negativos, como reclamações
online de clientes e ex-funcionários insatisfeitos. Outro ponto importante a
ser batido é a permissão ao acesso a essas redes por funcionários durante o
horário de expediente: alguns lideres acreditam que isso tiraria a atenção do
empregado.
Tomaremos como exemplo a
marca Nike, que criou uma ação para internet (para assistir ao vídeo da ação, clique aqui), na qual
deixou de focar seus produtos, como de costume, para priorizar valores
intangíveis. O resultado foi muito positivo e a repercussão bastante ampla. O
público-alvo da empresa entendeu a mensagem transmitida e sentiu-se honrado e
único, gerando ainda mais credibilidade para a marca.